segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
CIENTISTAS NOS EUA CRIAM RATO IMUNE AO CÂNCER
Pesquisadores americanos da Universidade de Kentucky conseguiram criar em laboratório um rato que é imune a diversos tipos de câncer.
O animal, geneticamente modificado, produz uma proteína que ataca as células cancerosas, mas não afeta os tecidos saudáveis.
O princípio poderia ser usado para criar tratamentos que poupem pessoas com câncer dos efeitos colaterais geralmente associados à quimioterapia e à radioterapia, como dores, enjôos e perda de cabelo.
"Estávamos interessados em procurar uma molécula que matasse as células de câncer e não as células normais, mas que também não fosse tóxica no sentido de causar efeitos colaterais em todo o organismo", disse o pesquisador Vivek Rangnekar.
"Estamos pensando nisso como uma solução holística que não só acabaria com o tumor, mas não prejudicaria o corpo como um todo. Antes deste estudo, publicamos vários trabalhos indicando que na cultura de células não havia a destruição de células normais. Essa é a prova de que (o gene) não mata células normais, já que o rato está vivo e saudável."
Os autores do estudo, que foi publicado na revista científica Cancer Research, acreditam que pode ser possível adaptar o método para humanos introduzindo o gene que produz a proteína no corpo através de um transplante de medula.
"Se você olhar a dor que os pacientes de câncer têm de enfrentar, não apenas por causa da doença, mas por causa do tratamento - é uma tortura. Se você puder tratar o câncer e não prejudicar o paciente, é um enorme avanço. Isso é o que está acontecendo com esses animais e eu acho isso maravilhoso", afirmou o professor Rangnekar.
Os pesquisadores admitem, no entanto, que ainda há muito trabalho pela frente e que o desenvolvimento do novo tratamento ainda pode levar dez anos.
Aí, está uma ótima descoberta no tratamento do câncer, que é uma doença que causa muita dor, sofrimento e que leva a maioria dos pacientes a morte. Infelizmente os cientistas não se sabe o que causam o câncer no organismo humano. O que sabemos é que o câncer é um crescimento de células anormais no organismo. Quando o paciente é diagnosticado com a doença são usados os tratamentos convencionais como a radioterapia e a quimioterapia, porém elas são muito agressivas e destroem as células saudáveis e consequentemente debilitando o organismo fraco do paciente. Com essa pesquisa é possível evoluir no tratamento utilizando uma técnica que não destrói as células e esperança de cura para a doença.
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
ENFERMAGEM
Profissão onde o amor ao próximo e os cuidados com o bem estar do paciente são essenciais.
Quando pensamos em profissionais que atuam na área da saúde, a primeira carreira que vem a mente é a medicina. Ser médico (a) acarreta muitas responsabilidades, dedicação, paciência e anos de estudo. Porém, esquecemos que há um profissional da saúde que é desvalorizado em relação aos médicos, mas que desempenha um papel fundamental na saúde e bem estar do paciente: O enfermeiro( a).
Pensando no trabalho de amor e cuidado que os enfermeiros têm aos pacientes e para falar um pouco dessa profissão, a enfermeira Ivone Cristina Vieira de 26 anos, concedeu uma entrevista para o meu blog.
Para começar nosso bate papo, a primeira pergunta que fiz a Ivone foi o que a motivou fazer enfermagem. Ela muito descontraída e simpática respondeu que desde pequena sempre sonhou em ser enfermeira. Achava a profissão muito bonita e nunca pensou em seguir outra carreira.
Quando iniciou a graduação Ivone disse que as matérias são difíceis e que abrange desde a disciplina de psicologia até nutrição. Ela estudou com afinco dois anos de curso de teoria e depois encarou a parte prática.“ Os estágios são fundamentais para os profissionais que atuam em enfermagem, pois são através deles que aprendemos na prática e adquirimos experiências, responsabilidades e consciência que um bom trabalho é realizado em equipe com profissionais da área da saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, biomédicos, fisioterapeutas, farmacêuticos. Cada um desempenha um papel fundamental na saúde e bem estar do paciente. Portanto, eu acho que as pessoas só enxergam o papel dos médicos, mas todos esses profissionais atuam lado a lado em hospitais e clínicas médicas”.
Ivone ainda fala que a dificuldade maior de cursar enfermagem é a questão do estágio que não é remunerado e isso é muito complicado para quem tem que trabalhar e estudar. Porém, ela realizou as atividades de estágio em centros de maternidade, pediatria, geriatria e saúde mental e trabalhou no hospital Mandaqui, na Zona Norte de São Paulo. Depois exerceu a função de enfermeira em clínicas médicas e já deu palestras em creches. Atualmente, ela está procurando uma vaga na área de geriatria.
Para encerrar nossa entrevista, a enfermeira dá uma dica para quem quer seguir a profissão. ''É preciso ser humano, ter amor, carinho, dar atenção aos pacientes e principalmente ser ético. O enfermeiro é uma profissional que estuda bastante e tem que se atualizar. Eu acho que se alguém quer seguir a carreira tem que ter vontade de cuidar e respeitar o próximo.''
*Ivone Cristina Vieira, 26 anos, enfermeira*.
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
ANTICONCEPCIONAL REDUZ RISCO DE CÂNCER, DIZ ESTUDO
Um estudo realizado nos Estados Unidos afirma que o uso de pílula anticoncepcional pode prevenir vários tipos de câncer e doenças cardíacas.
A pesquisa da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva utilizou um banco de dados formado por 67 mil mulheres que usam pílulas anticoncepcionais.
De acordo com o estudo, aquelas que já tomavam a pílula há pelo menos um ano tiveram um índice menor de doenças cardíacas ou câncer no ovário ou no útero.
Médicos envolvidos com a pesquisa afirmam que o hormônio estrogênio, presente em diferentes tipos de pílulas anticoncepcionais, desobstrui artérias e, portanto, previne doenças cardíacas.
A pesquisa contradiz estudos anteriores, que indicavam que o uso da pílula anticoncepcional contribuía para aumentar o risco de doenças cardíacas.
A presidente da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, Marian Damerwood, disse que a pesquisa aponta para resultados muito interessantes, mas que precisa ser aprofundada.
"Como sempre, as mulheres devem perguntar aos seus ginecologistas sobre o que esses resultados podem representar para elas antes de tomar quaisquer decisões sobre sua saúde", disse Damerwood.( Fonte BBC BRASIL)
No começo da década de 70 quando as mulheres começaram a usar a pílula anticoncepcional, os efeitos colaterais eram muito fortes, como: dor de cabeça, nas mamas, abdômem e aumento de peso. Agora, com o avanço da ciência, as pílulas são mais eficazes e têm menos efeitos para o organismo da mulher. Vale lembrar que a pílula regula a menstruação, previne a gravidez e câncer. As mais modernas como a Yasmim da Shering até ajuda a manter ou perder o peso e têm baixo teor hormonal.Porém só um médico ginecologista pode recomendar a pílula mais adequada para a mulher.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS; UM CAMINHO SEM VOLTA
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) concluiu nesta sexta-feira, em Valência (Espanha), seu relatório político sobre o estado do clima no planeta, alertando para impactos "irreversíveis" caso os governos não tomem medidas concretas contra o aquecimento global.
O documento final – que terá grande peso nas negociações sobre o clima que ocorrem daqui a um mês em Bali, na Indonésia – contém um trecho que foi questionado pelos Estados Unidos em negociações que se arrastaram diversas vezes até depois das dez horas da noite.
Em inglês, a frase afirma que "as atividades humanas podem levar a impactos e mudanças climáticas abruptas e irreversíveis". Na quarta-feira, a delegação americana manifestava objeções e tentava retirar o trecho do relatório.
Os Estados Unidos, que não ratificaram o Protocolo de Kyoto e foram acusados de tentar minar as discussões sobre o clima na reunião do G8, na Alemanha, são apontados como partidários de "suavizar" também as conclusões do IPCC.
Quanto mais forte a linguagem utilizada pelo IPCC, mais pressão os governos sofrerão para adotar medidas urgentes contra a mudança climática.
Na abertura da conferência do IPCC, na segunda-feira, o chefe da Agência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (UNFCCC, na sigla em inglês), Yvo de Boer, disse que não agir neste sentido seria "criminoso".
Infelizmente as ambições dos governos mundiais estão acima de tudo e todos, até mesmo quando se fala em "extinção de espécies e da própria raça humana". O Painel Governalmental de Mudanças Clímaticas são formados por cientistas sérios e reconhecidos no mundo todo. Há muito tempo eles têm estudado as mudanças provocadas pelo aquecimento global como o derretimento acelerado das calotas polares no ártico e na groenlândia,o aumento das temperaturas em todos os continentes da terra, inclusive no europeu. Caso, os governos mundiais não tomem medidas para evitar uma catástrofe clímatica, a situação pode ficar irreversível. Pesquisas confirmaram se houver um aumento de temperatura variando de 1ºC até 4º C graus haverá um desastre no ecossistema do planeta, com aumento do nível do mar, extinção de espécies como o urso polar e muitas outras, surgimento de novas doenças. Ainda estamos no caminho para evitar que isso aconteça, mas a hora é agora e não amanhã. A população também tem que cobrar dos governantes medidas para ajudar o meio ambiente. Essa luta é de todos que habitam a terra.
terça-feira, 6 de novembro de 2007
COMER MENOS AJUDA A VIVER MAIS
Comer (menos) para viver (mais)
Novo estudo revela porque a restrição de calorias pode levar a uma vida mais longa
VIDA (LONGA) SAUDÁVEL: Cientistas acreditam ter chegado a uma explicação para o fato da restrição calórica levar ao aumento da longevidade
Os cientistas já haviam descoberto há mais de 70 anos que um modo infalível de aumentar o tempo de vida dos animais é cortar sua ingestão de calorias diárias em uma média de 30% a 40%. Mas a questão que ainda faltava ser respondida era: por quê?
Agora, um estudo novo começa a revelar o misterioso mecanismo que, a partir da redução na ingestão de alimentos, protege as células contra o envelhecimento e as doenças relacionadas com o avanço da idade.
De acordo com o estudo publicado na revista “Cell”, a explicação desse fenômeno está relacionada a duas enzimas, SIRT3 e SIRT4, da mitocôndria (a “central elétrica” da célula que, entre outras funções, é responsável por transformar nutrientes em energia). Os pesquisadores descobriram que uma seqüência de reações provocadas pela diminuição de ingestão calórica eleva os níveis das duas enzimas, levando a um aumento da resistência dessas baterias celulares. Ao fortalecerem a mitocôndria, as enzimas SIRT3 e SIRT4 prolongam a vida das células, evitando a formação de pequenos buracos (ou poros) em suas membranas, que poderiam servir de entrada para proteínas que alavancam o processo de apoptose, ou seja, morte celular.
“Não esperávamos que a parte mais importante desse processo se passasse dentro da mitocôndria”, comenta David Sinclair, professor-assistente de patologia na Harvard Medical School e co-autor do estudo. “É possível que tenhamos encontrado reguladores do envelhecimento”.
Em 2003, o laboratório de Sinclair publicou um ensaio na revista “Nature” que descrevia o descobrimento de um novo gene que se ativava em uma célula de levedura em resposta à restrição de calorias. Sinclair apelidou o gene de “chefe do regulador de envelhecimento”. Desde então, sua equipe vem buscando um gene análogo que tenha um papel similar nas células dos mamíferos.(FONTE SCIAM.BRASIL)
Há muitos anos pesquisadores têm trabalhado para comprovar científicamente que a redução de calorias diárias é uma poderosa arma contra o envelhecimento. De fato, a dieta moderna é muito rica em gorduras, açucares e bebidas sem nenhum valor nutricional, os refrigerantes. A geração dos nossos avôs, bisavôs, tataravôs, alimentavam-se melhor e doenças causadas pela dieta hipercálorica não existiam. Hoje as pessoas são sedentárias e comem muito, pois temos a oferta dos mais variados tipos de alimentos, podemos escolher o que comer, e nossas escolhas nem sempre são saudáveis. A vida moderna trouxe muito conforto para a sociedade, como televisão com controle remoto, computador, celular, escada rolante e as pessoas não praticam exercícios físicos o que combinado com uma dieta muito calórica é = aumento de peso, diabetes, doenças cardíacas e hipertensão.
Claro,aqui nesse artigo, eu não estou proibindo ninguém de comer chocolate, algo que eu nunca poderia fazer, pois sou chocólatra assumida, mas ainda vale a lei do bom senso. Saber dosar bem as calorias entre as refeições, evitar beliscar e comer em pequenas quantidades seis vezes ao dia é uma atitude muito saudável e combinando exercícios físicos, ajuda a manter o peso e a emagrecer.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
PESQUISADORES CRIAM TRATAMENTO PARA CÂNCER ATIVADO POR LUZ
Pesquisadores da Universidade de New Castle, na Grã-Bretanha, dizem ter desenvolvido um tratamento para câncer ativado por luz ultravioleta.
O tratamento faria os remédios atingirem os tumores de forma mais eficiente, evitando que os tecidos saudáveis também sejam destruídos pelos anticorpos monoclonais, uma arma comum contra o câncer.
"É muito difícil fazer com que os anticorpos cheguem especificamente ao tumor. Eles acabam sendo levados para lugares onde não os queremos", disse Colin Self, que liderou a pesquisa.
Para resolver o problema, os cientistas criaram uma maneira de "disfarçar" os anticorpos com um óleo orgânico que faz com que eles só sejam ativados em contato com a luz.
Assim, logo que a luz ultravioleta é colocada sobre a região do tumor, os anticorpos começam a fazer efeito, deixando os tecidos saudáveis intocados.
Os primeiros testes foram realizados em ratos de laboratório com câncer de ovário. O tratamento acabou com a doença em cinco dos seis roedores testados.
Os testes clínicos em humanos devem começar no ano que vem, inicialmente em pessoas com câncer de pele.
Mesmo que as próximas fases de testes sejam bem sucedidas, ainda deve levar uma década para que o tratamento esteja amplamente disponível(Fonte BBC BRASIL)
Temos muito que comemorar com essa descoberta dos pesquisadores ingleses, pois os tratamentos atuais causam muito sofrimentos aos pacientes que são submetidos a sessões de radioterapia e quimioterapia que combatem as células tumorais mas afetam os tecidos saudáveis. O tratamento contra o câncer é muito doloroso para os pacientes que sofrem com nâuseas, enjôos, feridas na boca, diárreia e queda de cabelos. Muitos casos de câncer têm cura quando se inicia o tratamento precocemente, quanto mais tardio o tratamento as chances ficam reduzidas porque o câncer se espalha pelas células saudáveis e afeta orgãos vitais, o que leva a morte.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
BANANA CONTRA DIABETES
Banana para o diabetes
Variedade da fruta diminui produção de insulina em células pancreáticas de ratos
A banana-verde pode não ser a fruta preferida de muitos, mas é um aliado potencial na luta contra o diabetes tipo 2. A polpa da fruta cozida com casca e o amido dela isolado mostraram-se capazes de reduzir a liberação de insulina pelo pâncreas em ratos, o que indica que esses produtos podem ser usados no futuro em alimentos para a prevenção da doença.
O diabetes tipo 2 é caracterizado pela produção excessiva de insulina, hormônio regulador do metabolismo da glicose. Na maioria das vezes a ocorrência dessa doença está ligada à obesidade e ao sedentarismo.
Os efeitos da banana-verde sobre o organismo são o objeto de estudo de uma equipe da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP). “Esta é uma fruta de baixo custo amplamente consumida pela população e que nunca obteve a atenção devida, por isso resolvemos estudá-la”, conta a química Giselli Cardenette, integrante do grupo.
Em sua tese de doutorado, defendida em outubro de 2006, a pesquisadora monitorou o efeito de rações contendo os produtos de banana verde sobre a digestão de carboidratos. No estudo, ratos foram alimentados durante 28 dias com rações contendo a massa da banana-verde (a polpa da fruta cozida com a casca) e o amido dela extraído. Essa dieta levou a uma queda na produção de insulina pelas células pancreáticas.
O principal componente da banana-verde é o amido resistente, que, em vez de ser digerido pelo organismo como glicose, vai direto para o intestino grosso, onde pode ser fermentado, produzindo ácidos graxos de cadeia curta, como o acetato, o butirato e o propionato.
Este último é o responsável por poupar as células pancreáticas, na medida em que diminui sua produção de insulina. “O esgotamento das células beta pancreáticas pode torná-las defeituosas, o que é um fator desencadeador de diabetes tipo 2”, afirma Cardenette. No entanto, o mecanismo de ação do propionato ainda está sendo estudado.
Com a epidemia da obesidade mundial, os médicos, nutricionistas e pesquisadores em geral resaltam sempre a importância da dieta saudável a base de frutas, verduras e carnes magras. Com essa pesquisa, podemos avançar muito para compreender um pouco mais da Diabete que a cada ano faz mais vítimas. Lembrando que evitar a doença é a melhor opção, então tenha uma dieta saudável e faça exercícios físicos regularmente.
ORKUT E A CIÊNCIA
O site de relacionamentos Orkut é alvo constantes de críticas e processos na justiça de pessoas vítimas de calúnias, difamação e injúrias e também há pedófilos, traficantes e pessoas que vendem produtos ilegais como remédios proibidos pelo ministério da saúde.
Porém, com toda a controvérsia em torno do Orkut, há muitas comunidades sérias que trazem variedades de assuntos, principalmente no campo cientifico. Nessas comunidades interagem pessoas ligadas ao meio das ciências da saúde; como: médicos, biomédicos, biólogos, pesquisadores, farmacêuticos, estudantes e pessoas interessadas nos avanços da ciência.
Navegando no site uma comunidade em especial, me chamou a atenção: Células Tronco, Mas o que são? As células-tronco possuem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de tecido, como nervos, ossos, músculos, etc. Graças a esta capacidade, elas podem vir a ajudar na cura de diversas doenças que não podem ser tratadas de forma conveniente por outro método. São uma grande esperança para vítimas de doenças degenerativas, acidentes vasculares cerebrais, traumas na medula espinhal.
Há polêmica em torno das pesquisas e futuramente a terapia com as células embrionárias e porque elas são retiradas de embriões humanos que podem ser feitos justamente para isso com a fusão do espermatozóide com o óvulo e também por clonagem nos laboratórios.
A discussão ética e cientifica é muito acirrada, enquanto os pesquisadores do mundo todo lutam para aprovar as células tronco como terapia para cura de várias doenças que hoje são difíceis os tratamentos e os resultados não são muito positivos como o câncer, a igreja e muitos políticos vetam a pesquisa pela questão ética sobre o aborto e a clonagem.
A comunidade células tronco no Orkut traz muitas informações sobre as novas descobertas de pesquisadores, polêmicas e há a discussão entre a própria comunidade por meio de tópicos, o que é muito válido para a informação e a divulgação das células embrionárias.
terça-feira, 23 de outubro de 2007
TER AMIGOS POBRES TRAZ FELICIDADE, DIZ PESQUISA
O velho ditado diz que dinheiro não compra felicidade, mas um estudo apresentado na reunião anual da Associação Sociológica Americana, na Filadélfia, mostrou que aqueles mais ricos que seus amigos, ou seus vizinhos, se sentem mais felizes.
Segundo a pesquisa liderada pelo sociólogo Glenn Firebaugh, da Universidade do Estado da Pensilvânia, a riqueza relativa é considerada mais importante do que a riqueza absoluta.
Os pesquisadores compararam idade, renda familiar total e sensação geral de felicidade de um grupo de americanos entre 20 e 64 anos de idade.
Os resultados mostraram que, quanto mais ricas em relação aos seus parentes e amigos da mesma idade, maior a tendência das pessoas a ser feliz.
Felicidade
"Nós concluímos com e sem controles de idade, saúde física, educação e outros sinais relacionados à felicidade que, quanto maior a renda dos outros, num mesmo grupo de idade, menor a felicidade", disse Firebaugh.
Segundo ele, de acordo com o resultado, é possível concluir que o atual crescimento econômico dos países ricos, como os Estados Unidos, é irrelevante para a felicidade geral.
"Em vez de promover a felicidade geral, o crescimento da renda pode promover uma corrida consumista em que os indivíduos consomem mais e mais só para manter um nível constante de felicidade", disse o sociólogo.
Apesar de a renda ser considerada um fator importante, a saúde física foi apontada como o principal fator de felicidade, segundo a pesquisa.(FONTE BBC BRASIL)
Aí, está um ótimo argumento para você meu caro amigo curtir sua amizade com pessoas menos favorecidas, pois elas costumam valorizar as coisas simples da vida e pequenos gestos de gentileza e atenção. O que acontece no mundo capitalista de hoje é que há uma corrida do consumismo o que causa infelicidade, tristeza e vazio. Se as pessoas não podem comprar um carro melhor, aquela roupa de grife, um tênis de marca acabam ficando tristes e até depressivas. O mundo é muito maior do que essa corrida eterna do "TER" quando deveríamos estar na corrida da caridade, de fazer a diferença com boas ações na vida das pessoas e no mundo. Michele
HIV Dá 'GOLPE DUPLO' NO CÉREBRO, DIZ PESQUISA
O vírus HIV pode desencadear deficiências de aprendizado e memória ao lançar um ataque duplo contra o cérebro, segundo uma nova pesquisa.
Já se sabia que uma glicoproteína (molécula composta de proteína e um ou mais carboidratos) chamada gp120, encontrada na superfície do vírus, podia matar células cerebrais ao prejudicar a química interna delas.
Mas o último estudo, feito por cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego, mostrou que a glicoproteína também prejudica a produção de novos neurônios.
A gp120 teria esse efeito no hipocampo, uma região do cérebro de importância central para o aprendizado e memória.
Aparentemente, o mesmo efeito que prejudica a química interna das células também causa o efeito sobre a produção dos neurônios substitutos.
"É um golpe duplo no cérebro. A proteína do HIV causa danos cerebrais e impede que este dano seja reparado", disse o pesquisador Marcus Kaul, um dos responsáveis pelo estudo.
Demência
Os cientistas esperam que a pesquisa, realizada em cobaias, ajude nos esforços para encontrar novas formas de combater a demência associada ao HIV.
O sucesso de terapias anti-retrovirais - que conseguem manter a carga viral baixa - ajudou a reduzir a gravidade dos problemas mentais associados ao HIV nos últimos anos.
Mas isso estaria mudando, pois os portadores do HIV estão vivendo mais tempo.
Parte do problema é que as drogas anti-HIV enfrentam resistência para entrar no cérebro.
Para Keith Alcorn, editor do serviço britânico de informação sobre HIV, o NAM, "a descoberta de que o HIV afeta a proliferação de células-tronco no cérebro deve ampliar o temor de que pessoas com HIV podem estar indo bem com a terapia anti-retroviral, mas poderiam, ainda assim, ter risco maior de demência no futuro".
"Esta pesquisa é fascinante, mas está em um estágio muito inicial. Pode trazer benefícios para pessoas com HIV, mas isto ainda está a alguns anos de distância", disse, por sua vez, Vanessa Griffiths, diretora-clínica da instituição de caridade britânica voltada para portadores de HIV, Terrence Higgins Trust.
O estudo foi publicado na revista especializada Cell Stem Cell.(FONTE BBC BRASIL)
Nós sabemos que desde que a AIDS foi descoberta pelos cientistas na década de 80,vários avanços foram feitos, mas ainda não existe cura para o retrovírus HIV. Estamos lidando com um vírus muito complexo que além de destruir o sistema imunológico com a morte das células T que protegem nosso organismo, o HIV agora pode levar a demência. Apesar das novas drogas que melhoraram a vida dos portadores de HIV e das novas drogas que estão em teste na Europa, a AIDS é um epidemia e mata. Por isso a prevenção é muito importante. Nunca faça sexo sem camisinha e seringas compartilhadas com usuários de drogas; pois são dois comportamentos de alto risco para se contrair o vírus da AIDS.
Há muita polêmica em torno da AIDS, pois nos homossexuais ela é mais fácil de ser contraída, o que gera muita discriminação.
A única forma de não pegar é se cuidar. Reduza o número de parceiros sexuais e seja fiel ao marido ou a esposa, pois acredito que usando camisinha e sendo fiel é a melhor maneira de se proteger contra a aids através do contágio sexual.
Michele
CIRCULAÇÃO DO SANGUE PODE AJUDAR RACIOCÍNO, DIZ ESTUDO
O sangue pode ajudar as pessoas a raciocinar, além de exercer o conhecido papel de transportar nutrientes e oxigênio para as células do cérebro, sugere estudo de cientistas americanos.
Segundo pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a passagem do sangue pelo cérebro pode afetar a forma como os nervos transmitem sinais a outras partes do corpo, e pode regular a forma como a informação passa pelo cérebro.
Se a teoria for confirmada, esse conhecimento pode ser útil para tratamentos de doenças que afetam o cérebro, como mal de Alzheimer, esquizofrenia e epilepsia, que poderiam ser causadas por mudanças na rede de vasos sangüíneos que alimentam o cérebro.
"Muitas doenças neurológicas e psiquiátricas têm associação com alterações na vascularidade", disse Christopher Moore, do Instituto McGovern para Pesquisa do Cérebro do MIT.
"A maioria das pessoas acredita que os sintomas dessas doenças são uma conseqüência secundária de danos aos neurônios. Mas nós propomos que eles podem também ser um fator causal do processo da doença, e este conceito sugere tratamentos completamente novos", afirmou.
Na epilepsia, por exemplo, as pessoas costumam ter vasos sangüíneos anormais na região do cérebro onde o transtorno ocorre, e a hipótese sugere que este fluxo anormal pode induzir ao estabelecimento da epilepsia. Com isso, medicamentos que afetam a circulação do sangue podem ser uma alternativa aos tratamentos atuais.
Outros estudos mostram que mudanças no fluxo de sangue no cérebro afetam a atividade dos neurônios mais próximos, alterando como eles transmitem sinais uns aos outros. A teoria é sustentada por exames de ressonância magnética da parte do cérebro que representam as várias partes do corpo como dedos, braços e pernas.
Quando o fluxo de sangue passa pela área que representa a ponta do dedo, as pessoas parecem sentir um leve toque na ponta do dedo.
Para Moore, essas teorias oferecem uma forma totalmente diferente de observar o cérebro. "Ninguém nunca inclui o fluxo de sangue em modelos do processamento de informações no cérebro", disse o pesquisador do MIT.
Uma exceção é o filósofo grego Aristóteles, que acreditava que o sistema circulatório era responsável por pensamentos e emoções.(FONTE BBC BRASIL)
A cada dia a pesquisa médica avança mais, com essa nova descoberta dos pesquisadores sobre como a circulação do sangue influencia o raciocínio, a ciência ganha mais um aliado para tratar das doenças nervosas que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. E assim que sabe chegar a uma cura dessas doenças que são degenerativas como a ezquizofrenia que confunde o mundo real e o fantástico e cujo tratamento é muito delicado. Michele
terça-feira, 9 de outubro de 2007
PESQUISA SUGERE QUE CASAMENTO FAZ BEM PARA SAÚDE
O casamento faz bem para a saúde do casal e dos filhos, segundo um levantamento sobre famílias feito pelo Departamento Nacional de Estatísticas do governo britânico divulgado nesta sexta-feira.
O levantamento concluiu que homens solteiros de até 35 anos têm risco de morte 50 % maior do que um homem casado, da mesma idade. No caso das mulheres, as casadas têm menos probabilidade de desenvolver doenças crônicas do que as solteiras.
Os dados mostram ainda que as crianças de pais casados que continuam a viver juntos, permanecem na escola, ou faculdade, por mais tempo - 78% das meninas e 69% dos meninos, em famílias de pais casados, permanecem como estudantes em tempo integral aos 17 anos.
Neste quesito, os filhos de mães solteira vêm em segundo lugar, com 59% dos garotos e 69% das meninas continuando a estudar em tempo integral aos 17 anos.
O estudo, que analisa o período entre 1996 e 2006, mostra que o número de casais que coabitam mas não são casados aumentou em 65% no país, alcançando 2,3 milhões. O número de casais casados caiu 4% no mesmo período, para 12,1 milhões.
O levantamento ainda mostra que, para a saúde das crianças, a estabilidade é a melhor receita. Crianças que vivem com os pais naturais - casados ou não - têm muito menos chances de desenvolver doenças a longo prazo do que filhos de mães e pais solteiros.
O número de casais coabitando é muito mais alto entre os jovens. E, entre 2001 e 2003, 21% das mulheres entre 25 e 29 anos afirmaram já ter coabitado antes dos 25 anos de idade. Esta proporção cai para 1% entre as mais velhas.
Dados da Inglaterra e do País de Gales sugerem que se a tendência continuar, o número de pessoas com menos de 40 anos coabitando vai ultrapassar o número de casados, na mesma faixa etária, até 2014.
Fonte (BBC Brasil)
De acordo com essa matéria da BBC BRASIL, é uma ótima notícia para as devotas de
Santo Antônio, que agora podem contar com a ciência ao seu favor.
terça-feira, 2 de outubro de 2007
A DEFINIÇÃO DA COR DOS OLHOS DAS CRIANÇAS
Como e quando se define a cor dos olhos da criança?
A cor dos olhos depende do grau de pigmentação das íris por uma substância acastanhada, chamada melanina. Se houver pouca quantidade de melanina, as irís apresentam uma coloração azul. Isso se dá por causa da exposição direta das pequenas veias azuladas que as irrigam. Quanto maior a quantidade, mais acastanhadas ficam as íris, que passam da cor azul para a verde e, então, castanha. Os olhos pretos, na verdade, são castanho-escuros. A cor dos olhos se define, geneticamente, da mesma forma que a cor da pele e a dos cabelos. Olhos escuros nos pais podem gerar olhos claros nos filhos, se os pais tiverem familiares com olhos assim. O contrário pode também ocorrer. Como a cor dos olhos depende da ação de mais de um gene, pais com olhos parcialmente claros (verdes) podem gerar filhos com olhos menos claros, se as crianças herdarem mais genes que produzam melanina. Normalmente, os recém-nascidos têm pouca melanina nas íris, que podem ter uma cor acinzentada no nascimento. A pigmentação definida, geneticamente, ocorre aos poucos. Por isso, algumas crianças nascem com olhos claros, que escurecem mais adiante. É difícil estabelecer o tempo exato para a pigmentação completa em cada pessoa. Mas, depois dos 5 anos de idade, é pouco provável que ocorram mudanças significativas na cor dos olhos da criança. (Fonte Revista Crescer)
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
PESO SAUDÁVEL AJUDA LONGEVIDADE, DIZ ESTUDO
Manter um peso saudável pode ajudar as pessoas a terem uma vida mais longa ao limitar a exposição do cérebro a insulina, de acordo com com cientistas nos Estados Unidos.
Um estudo com ratos de laboratório descobriu que a redução dos sinais de insulina dentro das células do cérebro aumenta a longevidade.
Em artigo na revista Science, os pesquisadores disseram que adotar estilo de vida e peso saudáveis leva a uma redução dos níveis de insulina em seres humanos e pode ter o mesmo efeito.
Segundo especialistas, se isto for comprovado, a insulina será apenas um dos muitos fatores, tais como genes, que influenciam a longevidade.
Proteína IRS2
Pesquisas anteriores em moscas de frutas e parasitas intestinais sugeriram que reduzir a atividade do hormônio insulina, que regula os níveis de açúcar no sangue, pode aumentar a longevidade.
O mais recente estudo examinou os efeitos de uma proteína, IRS2, que transmite os sinais da insulina até o cérebro.
Ratos que tinham a metade da proteína tiveram vida 18% mais longa do que os ratos normais.
Apesar de ter peso excessivo e altos níveis de insulina, os ratos tinham maior atividade quando ficavam mais velhos, e seu metabolismo de glicose faz lembrar o de ratos mais jovens.
Os pesquisadores disseram que os ratos geneticamente modificados viviam mais tempo porque doenças letais, como câncer e problemas cardiovasculares, estão ocorrendo mais tarde por causa da redução do sinal de insulina no cérebro, embora os níveis de insulina em circulação sejam altos.
Segundo eles, no futuro, pode ser possível formular drogas que reduzam a atividade do IRS2 para reproduzir o mesmo efeito, embora eles tenham que ser específicos para o cérebro.(Fonte BBC)
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
BEBÊ NASCE COM 7 KILOS NA SIBÉRIA
Uma mulher da Sibéria que deu à luz seu 12º filho foi pega de surpresa quando descobriu que a pequena Nadia pesava incríveis 7,75 kg. Nadia nasceu graças a uma cesariana no hospital maternidade local na região de Altai, em 17 de setembro.
Ela é a irmã mais nova de outras oito meninas e mais três meninos, disse um repórter do local. "Nós ficamos simplesmente chocados", disse a mãe de Nadia, Tatyana Barabanova, 43 anos. "O que o pai disse? Ele não conseguiu dizer nada - ele ficou chocado."
"Eu comia de tudo, nós não temos dinheiro para comidas especiais, então eu só comia batatas, tomates e macarrão", disse ela ao repórter, acrescentando que todos os seus bebês anteriores nasceram com mais de 5 kg.
O peso médio para a maioria dos bebês nascidos saudáveis é de cerca de 3,2 quilos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.(Fonte BBC)
A alimentação da mãe influencia muito o bebê, apesar da pequena Nádia nascer com 7 kilos ela é uma bebê saudável.Michele
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
VARIAÇÃO ACENTUADA DE PESO DA MÃE É PERIGOSA PARA BEBÊ
Mulheres que engordam ou emagrecem muito entre uma gravidez e outra podem estar colocando a vida dos seus bebês em risco, segundo um artigo de dois médicos irlandeses publicado no British Medical Journal (BMJ).
Ao perder muito peso em um curto espaço de tempo, como muitas mães fazem atualmente logo depois de dar à luz, elas estariam prejudicando a saúde do seu próximo bebê.
Por outro lado, os especialistas advertem que um ganho acentuado de peso logo depois de ter um filho também é nocivo para o desenvolvimento de um outro feto.
Partos com o bebê morto, nascimentos prematuros, abortos espontâneos e pressão alta estão entre os possíveis efeitos de uma variação exagerada no corpo da mãe, de acordo com o alerta do BMJ.
Peso saudável
Os autores do estudo são a especialista em obstetrícia e ginecologia Jennifer Walsh, da divisão de um hospital especializado na saúde da mulher em Dublin, na Irlanda, e Deirdre Murphy, professor de obstetrícia da Universidade de Dublin.
Segundo Walsh e Murphy, as mulheres têm de tentar manter um peso saudável antes, durante e depois da gestação para dar às suas crianças um começo de vida com saúde.
"Mulheres em idade reprodutiva são bombardeadas com mensagens sobre dietas, peso e imagem corporal", alertaram.(Fonte BBC)
De acordo com o estudo dos cientistas irlandeses é perigoso a perda e o ganho de peso acentuado no intervalo de uma gravidez e outra.O problema é que hoje as mulheres são muito pressionadas tanto pelo companheiro como pela mídia para emagrecer rapidamente e eliminar todos os quilos ganhos na gravidez como em uma passe de mágica, colocando sua própria saúde em risco. O mercado da estética está tão agressivo que em muitos casos, chega a ser cruel com as mulheres. O ideal seria rever esse conceito de beleza, pois o mais importante é a saúde. Hoje muitas mulheres não engravidam por medo de engordar, outras não se alimentam direito. Onde vai essa busca por um corpo perfeito? até os bebês estão sendo afetados por esse mercado insano. Michele
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
CHÁ PRETO NO COMBATE AO ESTRESSE
Chá preto alivia o estresse
Pesquisadores do University College London descobriram que a bebida predileta dos ingleses ajuda a diminuir o nível do hormônio do estresse - o cortisol - no sangue. Para confirmar esse efeito, 75 voluntários foram divididos em dois grupos. Um deles tomou o chá e o outro ingeriu um placebo cafeinado com sabor idêntico. Todos os participantes foram submetidos a situações que simulavam forte tensão, como ameaça de desemprego e acusação de furto em loja. Enquanto isso, o nível de cortisol e a pressão eram monitorados. "Cerca de 50 minutos depois do susto, o nível do hormônio do estresse caiu em média 47% na turma que bebeu o chá, contra 27% das pessoas que consumiram a beberagem falsa", revela Andrew Steptoe, líder do estudo.
terça-feira, 25 de setembro de 2007
COALA BRANCO É ENCONTRADO NA AUSTRÁLIA
Um raro coala branco foi encontrado no leste da Austrália por uma patrulha da polícia.
O animal, que recebeu o nome de Mike, estava muito doente, e foi levado para um hospital veterinário em Port MacQuairie.
Durante tratamento para conjuntivite e outros males, o coala foi mantido sob vigilância 24 horas por dia. Havia receio de que ele fosse roubado do local.
Até o lugar onde Mike foi achado está sendo matido em segredo, para não atrair caçadores.
Segundo a mídia australiana ele já foi levado de volta para o habitat natural, em uma operação sigilosa.
(FONTE BBC)
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
AURORA BOREAL
AURORA BOREAL
Afinal o que é uma Aurora Boreal?
Nem todos os efeitos da actividade solar são nocivos. Um deles, belo e espectacular, são as auroras boreais, luzes coloridas que surgem nos
céus de regiões relativamente próximas do pólo Norte. Normalmente, as auroras boreais são esverdeadas pois os átomos de oxigénio das altas camadas atmosféricas emitem luz verde, ao serem excitados pelos eléctrodos de alta velocidade do vento solar. Quando a tempestade é forte para valer, camadas mais baixas da atmosfera são atingidas pelo vento solar e a aurora boreal pode vermelha, cor da luz emitida por átonos excitados de nitrogénio, outro constituinte de nossa atmosfera. Além disso, nesse caso as auroras boreais podem ser vistas mesmo a latitudes bem menores, mais próximas do equador. O Fênomeno das Auroras é visível na Terra e em todos os planetas gasosos do Sistema Solar. Na Terra elas ocorrem ao longo de todas as chamadas "zonas aurorais", regiões em forma de anel que circundam os pólos geomagnéticos Norte e Sul. Estas zonas aurorais, onde os observadores terrestres podem ver a aurora em sua actividade máxima, estão localizadas em latitudes de 67º Norte e Sul, e tem, aproximadamente, 6 graus de largura. Quanto mais ao Norte ou ao Sul estivermos maior é a chance de ver uma aurora. O Norte da Europa, em particular, Norte da Noruega e da Finlândia, são excelentes locais para observação de auroras. O Alasca também é outro bom lugar, em particular a cidade de Fairbanks.As auroras podem ser observadas nas camadas mais elevadas da atmosfera, nas proximidades dos pólos Norte e Sul da Terra. É um belo espectáculo de luz e cores na atmosfera à noite. A que ocorre no pólo Norte recebe por nome de aurora boreal, a do pólo Sul é conhecida como aurora austral. Elas formam no céu uma luminosidade difusa, que pode ser vista quando o sol está em baixo no horizonte. O Sol emite uma grande quantidade de partículas electricamente carregadas, prótons e elétrons, que caminham em todas as direcções. Esse fluxo de partículas recebe o nome de vento solar. Ao atingir as altas camadas da atmosfera da Terra, essas partículas electrizadas são capturadas e acelaradas pelo magnetismo terrestre, que é mais intenso nas regiões polares. Essa corrente eléctrica colide com átomos de oxigénio e nitrogénio - num processo semelhante à ionização de gases que faz acender o tubo de uma lâmpada florescente. Esses choques produzem radiação em diversos comprimentos de onda, gerando assim as cores características da aurora, em tonalidades fortes e cintilantes que se estendem por até 2000 quilómetros.Enquanto a luz emitida pelo nitrogénio tem um tom avermelhado, a do oxigénio produz um tom esverdeado ou também próximo do vermelho.As auroras polares podem surgir em forma de manchas, arcos luminosos, faixas ou véus. Umas têm movimentos suaves, outras pulsam. Sempre em alturas de cerca de 100 quilómetros de altitude. Quanto mais próximo o observador estiver dos pólos magnéticos, maior a chance de ver o fenómeno. O campo magnético da Terra nos protege das partículas presentes no vento solar, que viajam a 400 Km/s. Se não fosse esse campo, teríamos sérios problemas de saúde, pois seríamos atingidos por essas partículas.A região mais activa de uma aurora fica visível normalmente ao redor da meia-noite local. Elas são relativamente imprevisíveis; devido às perturbações magnéticas, as auroras podem ser vistas em qualquer momento quando o céu está escuro. Na média, as observações ocorrem ao redor de meia-noite.No hemisfério do norte, temos o Alasca, e muitos locais do Canadá oriental. Na Europa, temos a Islândia e norte da Escandinávia. No hemisfério sul, a aurora aparece em regiões despovoadas. Além do local, o tempo e a poluição também afectem as chances de se ver a aurora. Obviamente, você não pode ver aurora se o céu estiver nublado. Porém, até mesmo uma neblina leve pode impedir de se ver a aurora principalmente se existir uma área urbana por perto.
sábado, 22 de setembro de 2007
O Olho de Deus
Essa imagem é mais conhecida como o olho de Deus, por se parecer muito com um olho humano.
A Nebulosa Helix é um alvo popular de astrônomos amadores e pode ser vista através de binóculos como uma nuvem fantasmagórica e esverdeada, na constelação de Aquário. Telescópios amadores maiores podem mostrar a nebulosa em forma de anel, mas somente os maiores telescópios de terra podem mostrar as listras radiais. Após cuidadosa análise, os astrônomos concluíram que a nebulosa não é realmente uma bolha, mas sim um cilindro que acontece de estar apontado em direção à Terra.
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
GRAVIDEZ DE GÊMEOS
GRAVIDEZ DE GÊMEOS
A gravidez múltipla é mais cansativa e exige mais do organismo da mulher. A pressão sobre os músculos, ossos e articulações é maior, e você precisará de um descanso extra.
Os gêmeos normalmente nascem dois ou três meses antes e são menores do que um único bebê.
Como os Gêmeos São Formados
Os gêmeos se formam de duas maneiras. Na primeira, só um óvulo é produzido e fecundado, mas divide-se em duas culturas de células completas. É o caso de gêmeos idênticos. Na segunda, dois ou mais óvulos maduros são produzidos ao mesmo tempo por um ou pelos dois ovários. Nesse caso, o esperma pode fundir-se com mais de um óvulo. É o caso de gêmeos fraternos, cuja semelhança entre si não é tão acentuada.
Gêmeos Idênticos
Os gêmeos idênticos são monozigóticos ou univitelinos. São mais raros do que os gêmeos fraternos. Apenas um terço de todos os gêmeos são idênticos, metade meninas e outra metade de meninos. A maioria fica em bolsas amnióticas separadas. Há casos em que os gêmeos idênticos se formam após a membrana ter de desenvolvido, por volta do 14o dia, e ficam dentro da mesma bolsa. Quase sempre dividem a mesma placenta. Os gêmeos idênticos se assemelhem muito entre si, são sempre do mesmo sexo e parecem reflexos um do outro.
Gêmeos Fraternos
Os gêmeos fraternos são dizigóticos ou bivitelinos. Metade de todos os gêmeos fraternos são pares formados por menino e menina. Um quarto é composto de dois meninos e outro quarto de duas meninas. Ficam em duas bolsas amnióticas e duas placentas separadas, mas há casos em que se alojam tão próximo um do outro que as placentas se fundem como se fossem uma só. A maioria dos gêmeos fraternos desenvolvem-se de óvulos fecundados na mesma ocasião, mas às vêzes o segundo óvulo é fecundado após dois dias. Mesmo assim, os dois bebês nascem com um intervalo de alguns minutos.(Fonte: Link do Bebê)
A gravidez requer muitos cuidados, mas sem dúvida a gravidez de gêmeos é tudo dobrado.O Pré-Natal é essencial para as mamães pois é muito comum os gêmeos nascerem prematuros.Michele
DESENHO PARA CRIANÇAS AUTISTAS
Desenho animado ajuda crianças autistas
O Centro de Pesquisa em Autismo da Universidade de Cambridge, Inglaterra, acaba de desenvolver um desenho animado voltado para crianças autistas entre 4 e 8 anos, com o objetivo de ajudá-las a identificar as expressões faciais humanas e os estados de emoção. O desenho chamado "The Transporters", narrado pelo ator Sthepen Fry, é dividido em episódios de 15 minutos e foca em emoções diferentes, como felicidade, tristeza e até inveja. Os protagonistas são trenzinhos animados.
"Crianças autistas adoram assistir filmes de carros e outros veículos cujo comportamento, definido por leis fixas, é previsível. Dessa forma, elas evitam olhar nos rostos das pessoas, cujas expressões imprevisíveis podem confundi-las. Tivemos a idéia de incorporar faces em veículos para ensiná-las a lidar com as emoções", disse o professor do Centro, Simon Baren-Cohen.
Depois de assistirem o DVD por quatro semanas, crianças com níveis altos de autismo foram capazes de compreender e descrever as emoções humanas tão bem como as outras. "Depois de um mês assistindo ao desenho, meu filho começou a não só perguntar às pessoas se elas estavam felizes, mas a chamar a minha atenção para pessoas que pareciam estar tristes, coisa que ele nunca fez antes", disse Carol Scibor, mãe de umas das crianças que fizeram parte dos testes.
Baren-Cohen atenta para o fato de que o desenho está longe de ser uma cura milagrosa para o autismo, mas garantiu que têm grandes benefícios educacionais. O DVD será distribuído de graça para 30.000 famílias no Reino Unido. O autismo afeta 1% da população, 80% dos quais são homens.
Veja mais no site http://www.transporters.tv/
Sabemos que os desenhos animados ajudam muito as crianças, elas aprendem lições com os personagens, se divertem, dão risadas. Todas as crianças assistem desenhos e até uma parcela de adultos são fãns de desenhos animados. As crianças autistas têm dificuldades para relacionar-se e de expressar emoçoes e sentimentos. O tratamento para elas é muito complicado e um desenho animado para ajudá-las a expressar um pouco das emoçoes já é uma grande conquista.Michele
O AQUECIMENTO GLOBAL AFETA O GELO NO ÁRTICO
Gelo no Ártico pode sumir em 35 anos, dizem cientistas
Fauna no Ártico poderia ser severamente atingida
O Oceano Ártico pode estar próximo de estar com o seu ciclo de congelamento com os dias contados em virtude do aquecimento global, afirmaram cientistas americanos.
Os últimos dados apresentados no Encontro de Outono da União Geofísica Americana sugerem que o gelo não está mais apresentando uma recuperação consistente depois do derretimento do verão e que o Oceano Ártico pode estar completamente livre de gelo em questão de 35 anos.
No mês passado, a área de mar congelada era cerca de dois milhões de km menor do que sua média histórica. “É uma área equivalente ao Estado do Alaska”, disse o especialista Mark Serreze.
“O gelo não está se recuperando mais no outono como antes. As placas de gelo podem estar começando a ficar pré-condicionadas, o que poderia levar a perdas muito rápidas em um futuro próximo”, disse Serreze, que é pesquisador da Universidade do Colorado.(Fonte BBC)
Como nós podemos ver nessa matéria da BBC, o Aquecimento Global é um inimigo real e pode causar sérias consequências ao planeta, alterando todo o ecossistema e o clima. A cada ano que passa o derretimento do Ártico torna-se mais acelerado. A primavera chega mais cedo o que prejudica os ursos polares condenando-os a morrer de fome. Os ursos polares para se alimentarem precisam se fixar nas camadas de gelo, pois é assim que eles caçam as focas.
Não é preciso estar no Ártico para ver essas mudanças. O ano de 2007 segundo os metereologistas já foi o mais quente da história, batendo o recorde de 1998. Em São Paulo, mesmo no outono, em março as temperaturas chegaram a casa dos 35º graus.
O Aquecimento Global é uma responsabilidade de cada indivíduo e todos devem adotar atitudes para colaborar com a redução do efeito estufa.
Michele
QUEDA DE METEORITO NO PERU
Centenas passam mal após queda de meteorito no Peru
A cratera vem exalando gases com cheiro ruim
Centenas de pessoas no Peru precisaram de atendimento médico depois que passaram perto do local da queda de um meteorito, segundo as autoridades.
O objeto que veio do céu produziu uma cratera profunda ao cair no fim-de-semana em uma área remota perto na cidade de Carancas, nos Andes.
Pessoas que estiveram no local queixaram-se de dor de cabeça, vômito e náusea depois de inalar gases que saíam da cratera.
Segundo o jornal peruano El Comercio, um grupo de especialistas do Instituto Geológico, Mineiro e Metalúrgico e da Universidade Nacional do Altiplano examinou a cratera e confirmou que ela teria sido causada pela queda de um meteorito.
Os especialistas examinaram o local com contador Geiger e descartaram a presença de radioatividade na área.
Médicos da Direção Regional de Saúde de Puno examinaram moradores da região e tomaram amostras de sangue que foram enviadas a Lima para mais análises, disse o El Comercio.
Boi morto
"Ele (o objeto) está enterrado no chão", disse o morador da área, Heber Mamani, à BBC.
"É por isso que nós estamos pedindo uma análise, porque estamos preocupados com nosso povo. Eles estão com medo. Um boi morreu e alguns outros animais já estão doentes", afirmou.
O incidente começou na noite de sábado, quando pessoas perto de Carancas, na região de Puno, cerca de 1,3 mil quilômetros ao sul da capital, Lima, disseram ter visto uma bola de fogo no céu vindo na direção deles.
O objeto caiu no solo, criando uma cratera de 30 metros de diâmetro por 6 metros de profundidade.
A cratera exalou o que autoridades locais disseram ser gases que cheiravam mal.
Acredita-se que os gases afetaram a saúde de centenas de pessoas que visitaram o local.
Honorio Campoblanco, um dos principais geólogos do Peru, pediu às autoridades que impeçam que as pessoas se aproximem do local onde se formou a cratera.
(Fonte BBC BRASIL)
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
BLOGS DE CIÊNCIAS
Comparações entre blogs
Hoje eu vou comparar alguns blogs sobre ciências que estive visitando pela internet, mas todos são super interessantes e as matérias são riquíssimas.
O BLOG BIODIVERSO está mais focado na parte de meio ambiente e dos problemas que afetam o ecossistema do planeta. O Blog têm muitas matérias sobre o aquecimento global, que explicam o fenômeno, as causas e as conseqüências do aquecimento da terra. O blog ainda trás informações sobre sites de ciências como a agência da FAPESP, ECO DEBATE e ECOLOGIA DIGITAL. As atualizações mais recentes e outros blogs com o mesmo tema também estão registrados no Blog BioDdiverso.
http://biodiverso.blogspot.com/
O BLOG VIA GENE informa sobre assuntos relacionados a genética e a evolução com comentários gerais e específicos as ciências. Este blog contêm informações sobre Biologia Molecular e os avanços da genética no mundo das ciências de hoje. Uma matéria publicada que vale a pena ser lida é sobre a África que teria originado a espécie do Home Sapiens. A teoria, conhecida como out of Africa (“saída da África”), defende que todos os habitantes do planeta descendem de um único grupo de Homo sapiens que teria deixado o continente africano há cerca de 2 mil gerações. A tese foi publicada na revista inglesa de ciências NATURE.
http://viagene.blogspot.com/
O BLOG CHI VON, NON PÓ está direcionado aos amantes das ciências físicas, mas também a publicações no campo da biologia e meio ambiente. O mais interessante nesse que eu encontrei foi o link para visitar uma das revistas cientificas mais renomadas mundialmente; A Nature. E também trás as atualizações do Boletim de ciências da física do Instituto americano de física. Do lado direito também há endereços de blogs de ciências e sites científicos.
http://chivononpo.blogspot.com/
CAIS DE GAIA Este é um Blog português super legal com matérias cientificas. O interessante dele é que os assuntos estão divididos em categorias como: Antropologia, Biologia, Geologia, Paleontologia e até viagens.
http://caisdegaia.blogspot.com/
terça-feira, 28 de agosto de 2007
BLOG CIÊNCIAS E IDÉIAS
Para todos que são amantes das ciências é bom visitar o blog ciências e idéias. As matérias publicadas no site são super interessantes e a maioria não tem destaque na grande mídia. Os assuntos abrangem DNA, biologia molecular e meio ambiente, além de eventos relacionados ás ciências que acontecem no Brasil e no exterior.
Bisbilhotando o Blog eu pude conferir uma matéria publicada para os jornalistas que são apaixonados por ciências como eu; a Unicamp oferece todo o início de ano o curso de especialização em Jornalismo Cientifico. O curso é gratuito e a inscrição depende de um processo de seleção. São três semestres de disciplinas práticas e teóricas, cobrindo áreas do jornalismo às ciências.
Outra curiosidade do Blog é que ele sempre dá dicas de leitura sobre ciências, o que já ajuda na pesquisa dos leitores. O que eu pude conferir e achei legal foi : A Produção de Própolis no Brasil. A própolis tem propriedades: antiinflamatória, antimicrobiana, antitumor, antioxidativa, antifúngica, antiprotozoária, antiviral, entre outras.
A ação contra bactérias, que é a que mais me interessa hoje, é a mais estudada e comprovada. Diz Maria Cristina Marcucci que concentrações pequenas de própolis inibiram o crescimento de 25 entre 39 linhagens de bactérias testadas. Inclusive uma chamada Streptococcus mutans, associado à formação de cáries em humanos!
Para encerrar é muito bom encontrar um blog tão atrativo e interessante que fale de ciências de uma maneira simples e gostosa para todos entenderem.
Confiram:http://cienciaeideias.blogspot.com/
quarta-feira, 22 de agosto de 2007
EU QUERO CHOCOLATE!!
Uma boa notícia para os chocólatras de plantão; Cientistas alemães sugeriram que um pouco de chocolate meio-amargo por dia pode ajudar a controlar a pressão sangüínea e reduzir os riscos de ataques cardíacos.
eles descreveram uma pesquisa feita com 44 pessoas que apresentavam problemas de pressão alta.
As pessoas foram divididas em dois grupos: o primeiro teve direito a comer 6 g diárias de chocolate meio-amargo; o segundo, a mesma quantidade de chocolate branco.
Depois de 18 semanas, os pesquisadores observaram que a pressão sangüínea dos primeiros caiu levemente, enquanto entre os segundos nenhuma mudança foi verificada.
Mas a Fundação Britânica para o Coração alertou que o chocolate é "um prazer, e não um tratamento".(fonte BBC BRASIL)
Chocolate é muito gostoso, mas sem abusos pois o cacau contém muito gordura e alto teor calórico. Porém, essa guloseima continua a ser favorita entre a maioria das crianças e adultos.
Assinar:
Postagens (Atom)