sexta-feira, 21 de setembro de 2007
QUEDA DE METEORITO NO PERU
Centenas passam mal após queda de meteorito no Peru
A cratera vem exalando gases com cheiro ruim
Centenas de pessoas no Peru precisaram de atendimento médico depois que passaram perto do local da queda de um meteorito, segundo as autoridades.
O objeto que veio do céu produziu uma cratera profunda ao cair no fim-de-semana em uma área remota perto na cidade de Carancas, nos Andes.
Pessoas que estiveram no local queixaram-se de dor de cabeça, vômito e náusea depois de inalar gases que saíam da cratera.
Segundo o jornal peruano El Comercio, um grupo de especialistas do Instituto Geológico, Mineiro e Metalúrgico e da Universidade Nacional do Altiplano examinou a cratera e confirmou que ela teria sido causada pela queda de um meteorito.
Os especialistas examinaram o local com contador Geiger e descartaram a presença de radioatividade na área.
Médicos da Direção Regional de Saúde de Puno examinaram moradores da região e tomaram amostras de sangue que foram enviadas a Lima para mais análises, disse o El Comercio.
Boi morto
"Ele (o objeto) está enterrado no chão", disse o morador da área, Heber Mamani, à BBC.
"É por isso que nós estamos pedindo uma análise, porque estamos preocupados com nosso povo. Eles estão com medo. Um boi morreu e alguns outros animais já estão doentes", afirmou.
O incidente começou na noite de sábado, quando pessoas perto de Carancas, na região de Puno, cerca de 1,3 mil quilômetros ao sul da capital, Lima, disseram ter visto uma bola de fogo no céu vindo na direção deles.
O objeto caiu no solo, criando uma cratera de 30 metros de diâmetro por 6 metros de profundidade.
A cratera exalou o que autoridades locais disseram ser gases que cheiravam mal.
Acredita-se que os gases afetaram a saúde de centenas de pessoas que visitaram o local.
Honorio Campoblanco, um dos principais geólogos do Peru, pediu às autoridades que impeçam que as pessoas se aproximem do local onde se formou a cratera.
(Fonte BBC BRASIL)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário