sexta-feira, 21 de setembro de 2007
O AQUECIMENTO GLOBAL AFETA O GELO NO ÁRTICO
Gelo no Ártico pode sumir em 35 anos, dizem cientistas
Fauna no Ártico poderia ser severamente atingida
O Oceano Ártico pode estar próximo de estar com o seu ciclo de congelamento com os dias contados em virtude do aquecimento global, afirmaram cientistas americanos.
Os últimos dados apresentados no Encontro de Outono da União Geofísica Americana sugerem que o gelo não está mais apresentando uma recuperação consistente depois do derretimento do verão e que o Oceano Ártico pode estar completamente livre de gelo em questão de 35 anos.
No mês passado, a área de mar congelada era cerca de dois milhões de km menor do que sua média histórica. “É uma área equivalente ao Estado do Alaska”, disse o especialista Mark Serreze.
“O gelo não está se recuperando mais no outono como antes. As placas de gelo podem estar começando a ficar pré-condicionadas, o que poderia levar a perdas muito rápidas em um futuro próximo”, disse Serreze, que é pesquisador da Universidade do Colorado.(Fonte BBC)
Como nós podemos ver nessa matéria da BBC, o Aquecimento Global é um inimigo real e pode causar sérias consequências ao planeta, alterando todo o ecossistema e o clima. A cada ano que passa o derretimento do Ártico torna-se mais acelerado. A primavera chega mais cedo o que prejudica os ursos polares condenando-os a morrer de fome. Os ursos polares para se alimentarem precisam se fixar nas camadas de gelo, pois é assim que eles caçam as focas.
Não é preciso estar no Ártico para ver essas mudanças. O ano de 2007 segundo os metereologistas já foi o mais quente da história, batendo o recorde de 1998. Em São Paulo, mesmo no outono, em março as temperaturas chegaram a casa dos 35º graus.
O Aquecimento Global é uma responsabilidade de cada indivíduo e todos devem adotar atitudes para colaborar com a redução do efeito estufa.
Michele
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário