segunda-feira, 19 de novembro de 2007

MUDANÇAS CLIMÁTICAS; UM CAMINHO SEM VOLTA


O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) concluiu nesta sexta-feira, em Valência (Espanha), seu relatório político sobre o estado do clima no planeta, alertando para impactos "irreversíveis" caso os governos não tomem medidas concretas contra o aquecimento global.

O documento final – que terá grande peso nas negociações sobre o clima que ocorrem daqui a um mês em Bali, na Indonésia – contém um trecho que foi questionado pelos Estados Unidos em negociações que se arrastaram diversas vezes até depois das dez horas da noite.

Em inglês, a frase afirma que "as atividades humanas podem levar a impactos e mudanças climáticas abruptas e irreversíveis". Na quarta-feira, a delegação americana manifestava objeções e tentava retirar o trecho do relatório.

Os Estados Unidos, que não ratificaram o Protocolo de Kyoto e foram acusados de tentar minar as discussões sobre o clima na reunião do G8, na Alemanha, são apontados como partidários de "suavizar" também as conclusões do IPCC.

Quanto mais forte a linguagem utilizada pelo IPCC, mais pressão os governos sofrerão para adotar medidas urgentes contra a mudança climática.

Na abertura da conferência do IPCC, na segunda-feira, o chefe da Agência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (UNFCCC, na sigla em inglês), Yvo de Boer, disse que não agir neste sentido seria "criminoso".

Infelizmente as ambições dos governos mundiais estão acima de tudo e todos, até mesmo quando se fala em "extinção de espécies e da própria raça humana". O Painel Governalmental de Mudanças Clímaticas são formados por cientistas sérios e reconhecidos no mundo todo. Há muito tempo eles têm estudado as mudanças provocadas pelo aquecimento global como o derretimento acelerado das calotas polares no ártico e na groenlândia,o aumento das temperaturas em todos os continentes da terra, inclusive no europeu. Caso, os governos mundiais não tomem medidas para evitar uma catástrofe clímatica, a situação pode ficar irreversível. Pesquisas confirmaram se houver um aumento de temperatura variando de 1ºC até 4º C graus haverá um desastre no ecossistema do planeta, com aumento do nível do mar, extinção de espécies como o urso polar e muitas outras, surgimento de novas doenças. Ainda estamos no caminho para evitar que isso aconteça, mas a hora é agora e não amanhã. A população também tem que cobrar dos governantes medidas para ajudar o meio ambiente. Essa luta é de todos que habitam a terra.

Nenhum comentário: