quarta-feira, 21 de novembro de 2007
ENFERMAGEM
Profissão onde o amor ao próximo e os cuidados com o bem estar do paciente são essenciais.
Quando pensamos em profissionais que atuam na área da saúde, a primeira carreira que vem a mente é a medicina. Ser médico (a) acarreta muitas responsabilidades, dedicação, paciência e anos de estudo. Porém, esquecemos que há um profissional da saúde que é desvalorizado em relação aos médicos, mas que desempenha um papel fundamental na saúde e bem estar do paciente: O enfermeiro( a).
Pensando no trabalho de amor e cuidado que os enfermeiros têm aos pacientes e para falar um pouco dessa profissão, a enfermeira Ivone Cristina Vieira de 26 anos, concedeu uma entrevista para o meu blog.
Para começar nosso bate papo, a primeira pergunta que fiz a Ivone foi o que a motivou fazer enfermagem. Ela muito descontraída e simpática respondeu que desde pequena sempre sonhou em ser enfermeira. Achava a profissão muito bonita e nunca pensou em seguir outra carreira.
Quando iniciou a graduação Ivone disse que as matérias são difíceis e que abrange desde a disciplina de psicologia até nutrição. Ela estudou com afinco dois anos de curso de teoria e depois encarou a parte prática.“ Os estágios são fundamentais para os profissionais que atuam em enfermagem, pois são através deles que aprendemos na prática e adquirimos experiências, responsabilidades e consciência que um bom trabalho é realizado em equipe com profissionais da área da saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, biomédicos, fisioterapeutas, farmacêuticos. Cada um desempenha um papel fundamental na saúde e bem estar do paciente. Portanto, eu acho que as pessoas só enxergam o papel dos médicos, mas todos esses profissionais atuam lado a lado em hospitais e clínicas médicas”.
Ivone ainda fala que a dificuldade maior de cursar enfermagem é a questão do estágio que não é remunerado e isso é muito complicado para quem tem que trabalhar e estudar. Porém, ela realizou as atividades de estágio em centros de maternidade, pediatria, geriatria e saúde mental e trabalhou no hospital Mandaqui, na Zona Norte de São Paulo. Depois exerceu a função de enfermeira em clínicas médicas e já deu palestras em creches. Atualmente, ela está procurando uma vaga na área de geriatria.
Para encerrar nossa entrevista, a enfermeira dá uma dica para quem quer seguir a profissão. ''É preciso ser humano, ter amor, carinho, dar atenção aos pacientes e principalmente ser ético. O enfermeiro é uma profissional que estuda bastante e tem que se atualizar. Eu acho que se alguém quer seguir a carreira tem que ter vontade de cuidar e respeitar o próximo.''
*Ivone Cristina Vieira, 26 anos, enfermeira*.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário