terça-feira, 30 de outubro de 2007
ORKUT E A CIÊNCIA
O site de relacionamentos Orkut é alvo constantes de críticas e processos na justiça de pessoas vítimas de calúnias, difamação e injúrias e também há pedófilos, traficantes e pessoas que vendem produtos ilegais como remédios proibidos pelo ministério da saúde.
Porém, com toda a controvérsia em torno do Orkut, há muitas comunidades sérias que trazem variedades de assuntos, principalmente no campo cientifico. Nessas comunidades interagem pessoas ligadas ao meio das ciências da saúde; como: médicos, biomédicos, biólogos, pesquisadores, farmacêuticos, estudantes e pessoas interessadas nos avanços da ciência.
Navegando no site uma comunidade em especial, me chamou a atenção: Células Tronco, Mas o que são? As células-tronco possuem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de tecido, como nervos, ossos, músculos, etc. Graças a esta capacidade, elas podem vir a ajudar na cura de diversas doenças que não podem ser tratadas de forma conveniente por outro método. São uma grande esperança para vítimas de doenças degenerativas, acidentes vasculares cerebrais, traumas na medula espinhal.
Há polêmica em torno das pesquisas e futuramente a terapia com as células embrionárias e porque elas são retiradas de embriões humanos que podem ser feitos justamente para isso com a fusão do espermatozóide com o óvulo e também por clonagem nos laboratórios.
A discussão ética e cientifica é muito acirrada, enquanto os pesquisadores do mundo todo lutam para aprovar as células tronco como terapia para cura de várias doenças que hoje são difíceis os tratamentos e os resultados não são muito positivos como o câncer, a igreja e muitos políticos vetam a pesquisa pela questão ética sobre o aborto e a clonagem.
A comunidade células tronco no Orkut traz muitas informações sobre as novas descobertas de pesquisadores, polêmicas e há a discussão entre a própria comunidade por meio de tópicos, o que é muito válido para a informação e a divulgação das células embrionárias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário