quarta-feira, 19 de março de 2008

VERÃO SEM GELO NO ÁRTICO


Um estudo realizado nos Estados Unidos e na Polônia aponta que o Oceano Ártico poderá passar o verão totalmente sem gelo dentro de apenas cinco ou seis anos.

Em uma apresentação no encontro da União Americana de Geofísica, em San Francisco, a equipe de cientistas da Nasa e da Academia Polonesa de Ciências disse que projeções anteriores subestimaram o processo que está causando o derretimento do gelo no Ártico.

A equipe de pesquisadores se concentrou em medidas da camada de gelo observadas entre 1979 e 2004, mas a extensão mínima de gelo foi registrada no verão deste ano.

"Com isso, podemos até dizer que nossa projeção para 2013 já é tímida", disse Wieslaw Maslowski, chefe do grupo de cientistas.

Essa fonte eu retirei do site da BBC Brasil, como podemos perceber existe uma grande possibilidade de o verão no ártico não ter gelo, isso é muito preocupante pois o aquecimento global está mais rápido e agressivo do que as projeções iniciais. Sabemos que se as geleiras se derrreterem os níveis dos oceanos subirão drasticamente afetando cidades litorâneas, populações do mundo inteiro, econômia e uma série de outros graves problemas relacionados ao ecossistema do planeta.

Muitas espécies de animais estarão ameaçados de extinção como os ursos polares. Imagine quando você tiver filhos e dizer para eles que esses animais tão graciosos não existem mais por causa da ação do homem.

A culpa do aquecimento global não é apenas dos governos mundiais, todas as pessoas do planeta têm a sua parcela de culpa, se cada um não se conscientizar de ajudar a terra, as consequências daqui a cinco anos já serão catastróficas.

Nenhum comentário: